Navigation

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Moda Africana Para o Trabalho

O ponto forte da moda africana é mesmo a estampa e é com elas que você deve trabalhar muito bem para montar as suas combinações. Sendo uma desta tendência aposte em calças, saias ou shorts neutros com uma das cores da estampa ou deferencial mas tom único sempre para não pecar pelo exagero de tons.
Os vestidos africanos costumam ter cortes rectos e muito mais discretos em decotes que os modelos europeus, uma boa escolha então para usar em seu look trabalho.


Fontes
http;//www.pordentrodaafrica.com
www.otempo.com.br
https://m.facebook.com
identidadeblack.blogspot.com 

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Cultura Africana No Vestuario: Influência



A influência da cultura africana está presente nas cores e nos desenhos estampados no vestuário nas diversas partes do mundo. 

A África possui uma cultura de muita beleza quando se trata de vestimenta. Os africanos fazem sua própria cultura e moda, combinando sempre o penteado a roupa, dependendo do clima. Se a região é quente, os tons do vestuário acompanham o clima com as cores fortes e vibrantes estampadas na grande diversidade de padronagem de tecidos misturadas à beleza natural da terra e do povo africano.

 Por conta de nossa diferença cultural, a maneira deles se vestirem parecem estranhas vista por nós, mas tem uma beleza natural e uma criatividade que fazem deles únicos e dão a características específicas que possuem, os tornando singulares. Os povos do continente africano costumam usar trajes, pinturas corporais, tecidos e adornos, conforme as identidades de cada grupo.
segundo Julia Vidal, os africanos começaram a produzir sua própria roupa, a partir de matérias-primas locais, e com o tempo essa passa a ser a roupa não só do escravo, mas também a do colono”, porém, que os trajes que constituem a identidade da moda afro variam de acordo com a região e isto está relacionado com a origem étnica dos africanos trazidos para o diversos paises Europeus.

Na Bahia, por exemplo, a maior força da cultura iorubá se tornou a grande referência no vestuário, mas as nossas roupas são muito diferentes das africanas da mesma etnia. Aqui não temos aquelas mangas volumosas, as formas de amarrar os turbantes são diferentes.
Embora focado na moda, o africano que existe em nós, europeus aborda também as heranças étnicas na música, na culinária e na arte. As religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, também são tema da publicação.

Construçao Da Identidade Negra Através Da Moda



Os povos do continente africano costumam usar trajes, pinturas corporais, e tecidos conforme as identidades de seus devidos grupos. Geralmente as pinturas são usadas em cerimônias, para enfeitar o corpo ou para exibir o estilo de sua tribo, todas as pinturas tem um significado diferente.  Se o continente é quente, os tons do vestuário acompanham o clima com as cores fortes e vibrantes estampadas na grande diversidade de padronagem de tecidos misturadas á beleza natural da terra e do povo africano.
A identidade negra como sendo resultado de um conjunto de vivências semelhantes (não necessariamente idênticas), construídas a partir de uma história comum, oriunda da África, e das influências recebidas de uma cultura dominante, que seria a do branco europeu. Esse jogo de interesses culturais teria sido fundamental para a criação de uma nova experiência, onde novas criações podem ser observadas. A resistência em aceitar passivamente aquilo que lhe é obrigatório, pode ser observada em diversos universos sociais, inclusive na maneira de vestir.  A moda é um dos espaços sociais em que os indivíduos conseguem exercer sua liberdade e sua maneira crítica de enxergar o mundo. Para o sociólogo, a moda é resultado do desejo de afirmação de uma personalidade que cada ser possui. Desta maneira, a moda pode ser compreendida como um suporte para a criação da identidade social do indivíduo.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

A Moda Africana No Mundo profissional

A moda afro pode ser sim uma forma de afirmação da identidade negra. Uma vez que estará atualizando certos valores, certas condutas, certos modos de vida que reenviam à negritude, através da plasmação das formas, das cores etc. Mas não só. Estas mesmas formas e cores, bem como texturas podem seduzir alguém a usá-las independentemente da sua vinculação com a identidade negra. Se for uma peça de roupa bela, com um bom caimento e confortável, ela pode transcender essa relação identidária e se impor pela sua beleza e êxito.




Acredito que sim, mas não só. Uma pessoa de pele branca pode ostentar uma roupa ‘afro’ por se sentir identificada com a identidade negra, por reverenciar seus hábitos, seus gostos, seu modo de vida, enfim. Mas também pode usar uma roupa com motivos afros porque ela é bela, atraente, confortável. O trabalho feito  por exemplo, me parece exemplificar esses varios modos possíveis de adoção da vestimenta com referências afro-brasileiras, como a própria estilista faz questão de destacar. De algum modo, suas peças evocam um imaginário da cultura africana, ressignificada, mas elas também são peças belas, com uma boa modelagem, com uma criatividade plástica que encantam.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Moda Africana Para Homens


Camisa social com estampa africana é uma ótima aposta

Combiná-las com um jeans  com uma lavagem mais escura funcionam muito bem , pois equilibram a elegância, além de ser ideal para momentos em que o traje exigido é o clássico.



Para os mais discretos, vale apostar numa gravata, com estampa afro. Uma forma sutil, mas não menos bacana de inserir um pouquinho de África em suas produções mais formais.

"O terno era a roupa do rei e transformou-se em tradição: define o homem, sua imagem de trabalho e liderança

O traje do homem foi sempre plataforma dos avanços tecnológicos têxteis e formais porque sempre apontou as mudanças sociais na imagem do provedor, do guerreiro, do político e do religioso. Mas quando se fala do fenômeno da moda, o traje feminino toma a dianteira nos temas de estudo e mesmo como fonte de observação para estudos fenomenológicos, por isso, aqui, trataremos do traje masculino e sua permanência formal como fenômeno igualmente importante para a moda.

A roupa masculina determina o padrão real do vestir socializado, incluindo nele suas versões informais, a roupa esportiva, roupa para férias, fim de semana e o traje urbano formal usado para trabalho ou diversão.
O terno tem um caráter abstrato e apresenta uma mensagem de continuidade formal que é profundamente satisfatório no mundo contemporâneo, por isso o seu não desaparecimento e a mudança do seu campo de atuação também para traje feminino e para o traje casual, o que trouxe mudança  para seu significado social.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Historia da Moda Africana

 A moda africana ganha espaço nas passarelas de mundo inteiro, mas não apenas isso: estilistas modelos e artistas africanos também ganham destaques. As cores, tecidos e texturas contam histórias de um continente diversificado, propagado por personalidades como a estilistas.
Senegalesa Adama Paris. há 12 anos, ela fundou a Dakar Fashion Week, uma fonte de exposição da moda de toda a africa ocidental que cresce a cada ano.


As cores na moda são muito importantes e determinam muito sobre a personalidade do usuário e da própria roupa. Existem muitas tendências que variam conforme a região, a cultura e a estação do ano, pois as cores podem expressar sentimentos e até mesmo interferir psicologicamente no usuário e nos observadores. Mas, hoje em dia, devido à globalização e ao acesso rápido à informação essas diferenças não são tão evidentes, ainda assim podemos notar pequenas nuances, como os negros que tem por hábito usar roupas muito coloridas e de tecidos leves, e encontramos com mais facilidade pessoas que utilizam roupas com muita influência africana, entre os praticantes do candomblé, tornando comum o uso de saias rodadas coloridas e lenços na cabeça. Em todas regiões as influências africanas estão mais implícitas nas roupas, mas mesmo assim se fazem presentes nas estampas das roupas.

simbolo do Tecido Africano


O pano africano simboliza a arte de viver, faz a ligação entre os tempos antigos e as gerações atuais e é testemunha da riqueza cultural da diversidade do quotidiano. 

É uma tradição africana. Logo, o pano não é um vulgar pedaço de tecido, é um vector e um testemunho da Arte de viver em africa.

A moda Africana

A tendência étnica está incorporada nos conceitos actuais de moda, tem muitas variedades de modelos maravilhosos. Em especial esta a moldagem africana que consegue chamar atenção tanto pelas cores e texturas diferentes coloridas e chamativas. As roupas africanas estão presentes nos vestuários de muitos países.
São vestidos, camisas de Homem,  saias e entre outros que trazem o que há de mais bonito em estampas dessa região do mundo, tudo com bastante cor e forma étnicas que traduzem bem parte da cultura de um povo.
Quando se pensa el moda africana, as imagens normalmente vem a mente com  relação a estilos e roupas cores tecidos alegres e muitas estampas inspiradas em animais.

A moda africana é muito mais conceitual do que se” imagina e isso foi o que encantou alguns estilistas para levantar a bandeira e levar os tecidos africanos para passarelas das principais semanas de modas mundiais.

http://www.pordentrodaafrica.com
www.otempo.com.br
http://m.facebook.com
identidadeblack.blogspot.com